Vacinação contra a gripe – porquê e para quem?
Sabia que, todos os anos, 5 a 10% da população adulta e 20% a 30% das crianças são infetadas pelo vírus da gripe, sendo que, alguns destes casos, podem gerar complicações graves para a saúde? A prevenção é a palavra de ordem e o valioso contributo da vacinação contra a gripe é fundamental.
 
Prevenir uma pneumonia: 9 Cuidados a ter
Em Portugal, a pneumonia é a principal causa de morte por doença respiratória. Anualmente surgem 150 mil casos de pneumonia e, destes, cerca de 40 mil necessitam de internamento hospitalar – mas o que é uma pneumonia?
 
Inverno: alimente a sua saúde
Quando chega o inverno, chegam também as temperaturas baixas, os dias chuvosos e, por vezes, também os lenços de papel e um certo mal-estar associado a esta estação.
 
Frio e idosos: como prevenimos a gripe à medida que envelhecemos?
Quando a temperatura do termómetro baixa, pode aumentar a probabilidade de desenvolver infeções respiratórias, como a Gripe.
 
Doentes polimedicados e gripe. O essencial!
A gripe chega sem aviso e pode afetar qualquer pessoa, inclusive doentes polimedicados. Descubra a melhor forma de gerir esta situação.
 
Como lidar com a gripe quando não se pode tomar os medicamentos comuns para aliviar os seus sintomas?
Quando o outono chega os dias tornam-se mais curtos, o frio aperta e pode aparecer a tão conhecida infeção respiratória - a gripe.
 
Grávida e com gripe? O que fazer?
Durante a gravidez o corpo da mulher sofre alterações importantes próprias desse período, nomeadamente no sistema imunológico, cardiovascular e respiratório. Estas alterações fazem com que as mulheres grávidas possam estar mais suscetíveis à infeção provocada pelo vírus Influenza, vulgarmente chamada gripe sazonal.
 
Vacinação: o que é a imunidade de grupo?
A vacinação é um ato essencial. Uma vacina, ao ser administrada, dá origem a uma resposta do sistema imunitário (o sistema de defesa do nosso organismo) específica contra determinados microrganismos, criando uma proteção (imunidade) contra a doença causada pelos mesmos.
 
GRIPE: A aritmética de um vírus
Entre cinco e dez por cento dos adultos são infectados anualmente, percentagem que aumenta no caso das crianças, em que os valores sobem para 20 a 30 por cento.
 
Tosse Seca e Tosse com Expetoração – Quais as diferenças?
A tosse é apenas um sintoma, não uma doença. Pode, por isso, ser uma manifestação de algumas doenças, mas também um “reflexo” de proteção para expulsar partículas estranhas ou muco do sistema respiratório.
 
Tosse Seca e Tosse com Expetoração – Como tratar?
A tosse é natural, mas não deve ser negligenciada!
 
5 factos (que talvez não saiba) sobre vacinas
As vacinas fazem parte do nosso mundo moderno, mas sabe o que está por detrás da sua descoberta e utilização?
 
Vacinação: ainda é questão?
A vacinação é essencial e importante. Já todos ouvimos isto, mas na altura de vacinar as crianças, ainda existem pais que têm dúvidas e não compreendem a 100% a importância deste ato. As Farmácias Portuguesas esclarecem.
 
Água do Mar: Isotónica ou Hipertónica?
Quantas vezes ouviu: "Estás todo entupido, confia em mim e vai à farmácia buscar água do mar”?
 
Congestão nasal – pequenos gestos que fazem a diferença
Associada às gripes e constipações, a congestão nasal é desconfortável, por isso não há motivo para a deixar a “residir” no nosso nariz por muito tempo.
 
Resistir ao frio!
Quando o inverno bate à porta, são muitos os que não dispensam o aconchego de um bom cachecol, o conforto de umas luvas quentes, o resguardo de um impermeável resistente e os agasalhos mais robustos que permitem fazer face à descida das temperaturas.
 
Nariz entupido…tem que se lhe diga
Quando temos o nariz entupido é natural que fiquemos aborrecidos, mas não há razão para desesperar!
 
Nariz desimpedido
Respire sem complicações, livre da desconfortável sensação de estar “entupido”. Para “torcer o nariz” à congestão nasal, basta o tratamento certo.
 
Congestão Nasal – Respiração comprometida
Um nariz entupido dificulta muito a respiração!
 
Descongestionar o nariz
Quando há secreções, e se estas são espessas, é necessário torná-las mais fluidas e assim facilitar a sua expulsão.
 
Tosse. Conheça as principais causas.
A tosse é um mecanismo de defesa natural.
 
Suprimir a tosse ou não, eis a questão…
Por ser um mecanismo de defesa, a tosse, em geral, não deve ser suprimida.
 
Vias aéreas desimpedidas
Conheça as infeções respiratórias mais comuns nas crianças e a forma de as prevenir e tratar.
 
Gripe e constipação – Incómodos que vêm com o frio
A constipação é a infeção viral mais comum, com os sintomas a surgirem dois a três dias após o contacto com o vírus: nariz congestionado ou a pingar, garganta irritada ou dorida, diminuição do paladar e do olfato, espirros, olhos lacrimejantes, fadiga e dores de cabeça e de corpo (ligeiras a moderadas), febre baixa.
 
Gripe – uma presença anual
A gripe bate-nos à porta todos os anos, principalmente no inverno, entre novembro e março. Antes que chegue, aprenda a preveni-la conhecendo os sintomas e como se trata.
 
Prevenir a gripe é (também) vacinar
A gripe é uma doença aguda viral que afeta as vias respiratórias. A prevenção desta doença começa adotando alguns hábitos e cuidados no dia a dia, tanto por parte das pessoas infetadas, como por quem está em risco:
 
Constipação, medidas simples para ajudar a recuperar
Repousar ajuda a restabelecer, mas também é necessário ingerir líquidos em abundância – preferencialmente água, sopas ou sumos de fruta, de modo a prevenir a desidratação. As vaporizações ou atmosferas húmidas, ajudam a fluidificar as secreções, mas não devem conter essências. Se é fumador aconselha-se parar de fumar ou reduzir o número de cigarros.
 
Distinga a constipação da gripe, da rinite alérgica e da sinusite!
A constipação é caracterizada por sintomas que, por vezes, podem ser confundidos com os sintomas da gripe. No entanto, os vírus responsáveis pela gripe e pela constipação são distintos, sendo os sintomas de maior intensidade no caso da gripe.
 
Vacina 1 – Gripe 0
Prevenir é também vacinar.
 
O essencial sobre a gripe
Com uma duração média de cinco a sete dias, o tratamento é dirigido sobretudo aos sintomas.
 
A gripe nas crianças
Problema: gripe é uma doença viral aguda que afeta o sistema respiratório, contagiosa causada pelo vírus Influenza do qual se conhecem 3 tipos – A, B e C.
 
As crianças e a constipação: sinais e sintomas
Problema: É uma doença comum entre as crianças e pode ser causada por mais de 200 tipos de vírus. É muito frequentemente confundida com a gripe, no entanto é menos incapacitante e causada por vírus diferentes.
 
DPOC – Tosse sem tréguas
É uma tosse persistente que denuncia a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica DPOC), uma doença crónica, caracterizada por um estreitamento e inflamação das vias respiratórias que causam um défice na função pulmonar.