Doenças Crónicas
  • Pressão arterial elevada – o que não devo tomar?
    A pressão arterial elevada (hipertensão) surge quando as artérias estão sujeitas a uma pressão excessiva o que leva o coração a fazer um esforço acrescido para bombear o sangue para que este chegue a todos os tecidos.
  • Cuidar de Quem Cuida
    Cansaço, dificuldades de concentração, alterações repentinas de humor, solidão e angústia podem ser algumas das sensações descritas por quem, no seu contexto pessoal, cuida de terceiros. São os chamados Cuidadores Informais (CI): pessoas que, fora do âmbito profissional, cuidam de outras, em caso de fragilidade, dependência ou doença prolongada (crónica).
  • Colite Ulcerosa – Pequenos truques para viver melhor com a doença
    A colite ulcerosa é uma doença inflamatória que afeta o intestino e que, atualmente ainda não tem cura. Existem, contudo, vários tratamentos que permitem melhorar as queixas e manter os pacientes sem sintomas durante longos períodos de tempo, contribuindo para o aumento da sua qualidade de vida.
  • Viver com Fibrose Quística
    A fibrose quística (FQ) é uma doença que provoca o mau funcionamento de algumas glândulas (de secreção externa) do nosso corpo, produzindo secreções anormais que causam danos em tecidos e órgãos.
  • Bombas de insulina – O que são?
    De acordo com o Observatório Nacional da Diabetes, estima-se que, em 2015, mais de um milhão de portugueses, com idades entre os 20 e os 79 anos, tinham diabetes, sendo que esta doença se divide, de uma forma geral, em diabetes tipo 1 e tipo2.
  • O que é a Doença de Alzheimer e como se manifesta?
    A Doença de Alzheimer é, atualmente, a forma mais comum de demência e caracteriza-se pela perda gradual e irreversível de determinadas funções cerebrais, nomeadamente memória, atenção e linguagem, entre outras.
  • O que é a Fibromialgia?
    A fibromialgia é uma doença crónica que causa dor cuja intensidade tem impacto na qualidade de vida das pessoas afetadas tornando-se, por vezes, incapacitante.
  • O que são medicamentos Psicotrópicos?
    Os medicamentos psicotrópicos, psicofármacos ou fármacos psicoativos, são um grupo de substâncias químicas que atuam sobre o sistema nervoso central, afetando os processos mentais e alterando a perceção, as emoções e/ou os comportamentos de quem os consome. São por isso receitados pelo médico para o tratamento de algumas doenças do foro mental.
  • O que é o Lúpus?
    A palavra lúpus deriva do latim e tem como significado “Lobo”. A explicação deve-se às lesões/manchas no rosto tão características desta doença que são semelhantes às marcas no focinho de um lobo.